terça-feira, 2 de novembro de 2010

A OUTRA FACE DA ILHA: DE VOLTA AOS CHALÉS DA ILHA

image

José Carlos Oliveira disse...

Chalés. Chalés de Mosqueiro, uma história que o tempo está apagando.
Nossas autoridades não pensam como nós sobre essa parte da história. E, como venho afirmando, somos os maiores culpados de permitir que isso aconteça. A história é nossa. É uma herança que a especulação está tomando conta. Pessoas interessadas em criar uma linha turística estão permitindo o abandono dos prédios da orla das praias do Porto Arthur, Chapéu Virado e Farol e, das orlas das praias da Baía do Sol, Paraíso e Marahú.
Tudo começou por volta do início do ano 2000, quando foi criada a intenção de transformar Mosqueiro num paraíso de imóveis com mais de 10 andares. Isso é verdade! A partir dessa idéia, empresários de outros estados estão avaliando áreas nobres da ilha para a construção dos prédios. Isso por culpa de empresas locais. Como já citei, as areias apresentam as melhores condições para isso. São recantos certos para esse novo paraíso: dos prédios de mais de 10 andares, que venham atender à idéia de implantar o turismo local. O tão sonhado turismo que dizem Mosqueiro apresentar e como a sua maior fonte de renda, se o mesmo for emancipado. Essa é a idéia principal e de interesse de muitos empresários, após a emancipação.

E pergunto: quem é contra e quem é a favor desse processo? E surge uma nova interrogação: quem é contra e quem é a favor da especulação imobiliária na ilha?Aparentemente isso é quase impossível, mas, na verdade, já começou há anos, muitos é que ainda não atentaram. O primeiro arranha-céu já existe no Chapéu virado e foi construído, não por fatalidade, mas por uma falha da lei e por autorização. Nada pode ser feito e ele está por lá. Quem ousa destruir?

Então, voltando ao assunto, como disse Augusto Meira Filho, em seu livro Mosqueiro, Ilhas e Vilas: "O Mosqueiro tornar-se-ia, durante longo período, abrigo de raras personalidades estrangeiras que procuram, ali, respirar melhor e deleitar-se com as belezas do lugar". E assim continua, "Suas praias lindas não divisam classes, não marcam prioridades, não estabelecem privilégios. Mosqueiro é um balneário popular, democrático, onde todo mundo se sente livre e igual". Essa foi a melhor parte da história e que trouxe os chalés para a orla das praias. O local ideal para suas construções. O local que, hoje, especula-se demolir, dando lugar a uma nova etapa.

Precisamos refletir sobre tudo isso, pois não é apenas um ou outro prédio que está abandonado ou sendo demolido, mas diversos. Caminhando do Farol ao Ariramba é possível visualizar essa nova realidade. Uma realidade que nos põe em conflito com o passado, com os herdeiros, com a tradição dessas famílias e com as nossas autoridades, pelo descaso histórico, além, claro, dos especuladores, que de alguma forma, estão estimulando o abandono e de olho no futuro, sem importar-se com essa parte que tanto nos interessa manter viva. Ou nos interessa manter apenas as imagens que circulam na internet, mundo afora? Acredito, fielmente, como defensor das boas idéias para um balneário melhor, que Mosqueiro precisa da minha, da sua, da nossa maior atenção, pois, hoje, somos poucos mosqueirenses. Mosqueirenses, mesmo, que amam esse local e lutam por um mundo melhor. Contribuindo com seu blog,
faço a inclusão das imagens de prédios que estão sendo destruídos.

image

image

image

Ver blog: http://chalesdemosqueiro.blogspot.com

O MESMO TEMPO E O MESMO DESTINO: A DESTRUIÇÃO DOS CASARÕES

Um comentário:

  1. CASARÕES VIVOS E BELOS NA GENTE

    Cada casarão tem História.
    Estão vivos em nossas memórias.
    Fortes e Belos na Gente.
    O Povo com seu insurgir.
    Faz imensidões erigir,
    Tem todo Passado e o Presente.

    O povo ao belo conserva.
    Toda a Tradição Preserva.
    Representação e autoridade.
    Nada será perdido.
    Cada sonho é perseguido.
    Com o povo atinge a eternidade.

    Os casarões vamos lembrar.
    De todas formas fazemos cuidar.
    Nessa trajetória para o porvir.
    Até chegado o momento.
    De agigantar nosso alento.
    E tudo de novo reconstruir.

    Nas Estrelas Preservados.
    Estão em nossos sonhos sonhados.
    Vivos e belos em nossos corações.
    São Mosqueiro de verdade.
    E mais que belezas e saudades.
    Casarões são imensidões.

    Azuir e Turma de Amigos de Mosqueiro

    ResponderExcluir