segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

NA ROTA DO TURISMO: UM ENCONTRO COM A ILHA

 

O ‘Blog PT de Mosqueiro', no dia 12 de janeiro de 2013, homenageou Belém pelo seu aniversário (397 anos), postando uma matéria da “Folha de São Paulo on line” publicada dia 07/11/2012, sobre a área mais bonita da capital paraense: a “Ilha de Mosqueiro”. “Parabéns, bela Belém! Parabéns! pois Mosqueiro é Belém, também!”

07/11/12 - 19h 45min

POR MARCELO KATSUKIFolha de São Paulo on line

clip_image002

Descobri meu paraíso pessoal numa ilha fluvial a 70 km de Belém (PA): a Ilha do Mosqueiro. Quem me indicou o lugar foi a profa. Doralice Araujo, amiga paraense que mora em Curitiba e que em viagem recente ao local postou algumas fotos que me animaram.

clip_image004

Você pode chegar à ilha de carro (se alugar um), de táxi (pagando 150 reais) ou de busão amarelo-tucupi, por módicos 7 reais (saindo da rodoviária). O trajeto dura pouco mais de uma hora e você aproveita para se integrar um pouco mais ao ‘tacacá way of life’.

clip_image006

Apesar de lembrar um cenário de pós-luta do Kill Bill, o busão tem ar-condicionado, não lota e você ainda pode comprar o melhor biscoito de maisena com doce de cupuaçu do ambulante que entra no meio do caminho por R$ 1,50. Comprei só um, pensando em ajudar, e no fim me arrependi amargamente por não ter arrematado todo o lote. Biscoitinho divino-maravilhoso de bom!

clip_image008

Desci no Chapéu Virado e fui caminhando até o hotel pela Beira-Mar, completamente vazia, uma tranquilidade. Acho que arrastei a mochila por uns 2 km sob um sol de rachar a cuca, mas nem liguei. Foi como caminhar por um cenário de um filme de suspense-tropical, numa ilha urbanizada, mas deserta.

clip_image010

Cena 2: A praia é de água doce, não tem coisa melhor para quem tem alergia a sal como eu (a cena 1 é a que abre o post).

clip_image012

Cena 3: A vontade era de ficar descansando nessa sombra, mas queria chegar logo ao hotel e tirar a areia do tênis. A brisa é fresca, mas o sol não perdoa.

clip_image014

Cheguei ao hotel do Farol, coloquei um chinelo e fui inocentemente a pé até a vila. Andei mais uns 5 km, quase não acreditei no percurso deserto e cheio de paisagens inesperadas, como essa casa na árvore.

clip_image016

Praias mais desertas que a ilha.

clip_image018

Aqui eu já tava quase tendo alucinações com o calor, daí achei uma barraquinha que vendia cerveja e tomei um litrão como se fosse água.

clip_image020

Cheguei na vila depois de andar em zig-zag por mais de uma hora. Olha a vista do fim dessa rua.

clip_image022

Fui direto para a Tapiocaria. As tapiocas do Mosqueiro são enroladas como um charuto e muito macias. São tão famosas que para fazer sucesso na capital, basta botar o nome “Mosqueiro” na sua barraquinha de tapioca. Sucesso garantido.

clip_image024

Comi uma tapioca recheada com ovo e queijo cuia (R$ 3,50) -- e estava muito gostosa, ainda mais acompanhada pelo cafezinho que tinha acabado de ser passado. Olha o capricho do crochê no copinho de plástico.

clip_image026

Fiquei um tempinho me recuperando no quiosque da Rosilda, que recomendou seu mingau de banana. Um costume que não tenho: tomar mingau. Mas estamos falando de terruá Pará e pedi logo um misturado: mingau de banana e de tapioca.

clip_image028

Pense numa coisinha reconfortante (apesar do calor) para se comer vendo o por do sol. É o mingau morninho (R$ 2,50) servido com açúcar e canela.

clip_image030

Já recuperado dei um rápido passeio pela cidade. Fui ao Mercado Municipal (a 20 passos da Rosilda), entrei na igreja (a 30 passos da Rosilda) e sentei no banco da praça (atrás da Rosilda).

clip_image032

As cores do céu da ilha do Mosqueiro são espetaculares, nem precisam de Photoshop, rs.

clip_image034

Daí voltando para o hotel (agora de táxi), vi uma cena que me fez entender porque chamam Mosqueiro de Ilha do Amor. Porque existe amor em Mosqueiro, uai; só eu que não tô pegando nem encosto. Fuén!

FONTE:

http://ptdemosqueiro.blogspot.com.br/2013/01/o-blog-pt-de-mosqueiro-homenageia-belem.html

MOSQUEIRANDO: Conheça vários comentários interessantes sobre a matéria assinada por Marcelo Katsuki, visitando o Blog PT de Mosqueiro. Acesse o link acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário